Aos estudiosos da cristalografia

Depois da alguns anos de ensino e pesquisa na disciplina de Mineralogia, cheguei à conclusão que a Cristalografia se tornou uma ciência pesada, devido a sua nomenclatura excessivamente extensa e pouco significativa. São necessárias, portanto, algumas simplificações. Esse espaço servirá para a publicação das minhas sugestões. Espero, com isso, contribuir para futuros estudos na área.



quinta-feira, 31 de março de 2011

5. Orientação da Cruz Axial

            Sempre o último eixo estará na vertical.
            Sistema Cúbico: por serem eixos iguais, quaisquer uns dos três eixos pode ser o primeiro e, como tal, ser orientado para o observador. O segundo eixo na horizontal é transversal
Sistema Tetragonal: o eixo diferente que é o principal estará na vertical. Um dos horizontais, iguais, será o primeiro, orientado para o observador e o segundo, transversal.
            Sistemas trigonal e hexagonal: o eixo diferente (principal) na posição vertical, qualquer um dos três eixos horizontais iguais poderá ser o segundo eixo, que será transversal ao observador, o primeiro passará à esquerda do observador, e o terceiro eixo, negativo, à direita do mesmo, formando um ângulo de 60 graus com o primeiro e o segundo eixo. Os lados positivos dos eixos horizontais formam, entre si, ângulos de 120 graus
            Sempre entre dois eixos positivos se encontra o outro eixo negativo. O que leva a uma constatação interessante: A soma dos índices de Miller referentes aos eixos horizontais será igual a zero. Caso corte apenas dois eixos, os índices serão iguais e de sinal contrário.
            Sistema Rômbico: qualquer um dos três eixos pode ser o primeiro, mas é aconselhável manter o maior como eixo principal, na vertical, o médio na transversal e o menor na direção do observador, como primeiro eixo. Nas classes com um único eixo ele será principal.
            Sistema Monoclínico: o primeiro eixo desce na direção do observador, o segundo eixo continua horizontal e transversal, o terceiro é vertical nunca será eixo de simetria.  O eixo binário, quando existe, coincide com o eixo b e o plano será perpendicular ao mesmo.
            Sistema Triclínico: o terceiro eixo permanece na vertical, o segundo descendo para a direita, permanecendo na transversal e o primeiro eixo descendo para o observador, com inclinação para a direita, dependendo do valor do ângulo g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário