Aos estudiosos da cristalografia

Depois da alguns anos de ensino e pesquisa na disciplina de Mineralogia, cheguei à conclusão que a Cristalografia se tornou uma ciência pesada, devido a sua nomenclatura excessivamente extensa e pouco significativa. São necessárias, portanto, algumas simplificações. Esse espaço servirá para a publicação das minhas sugestões. Espero, com isso, contribuir para futuros estudos na área.



domingo, 13 de março de 2011

FORMAS DOS CRISTAIS: INTRODUÇÃO

Em Cristalografia, consideramos como forma o conjunto de faces que ocupam posições idênticas em relação aos elementos de simetria (planos eixos e centro). Todas as faces da mesma forma podem ser consideradas como resultantes da multiplicação de uma delas colocada ao alcance dos elementos de simetria. No caso da classe pedial do sistema monoclínico, não existindo simetria nem de forma (forma geradora) e nem de giro (eixo principal), todas as formas terão apenas uma face, formando pédions.
Qualquer um dos polos determinantes de uma região de simetria, quando multiplicado pela totalidade dos elementos de simetria, completará a forma correspondente.
Publicarei, a partir de hoje e em sequência, diversos textos que tratam das formas dos cristais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário