Aos estudiosos da cristalografia

Depois da alguns anos de ensino e pesquisa na disciplina de Mineralogia, cheguei à conclusão que a Cristalografia se tornou uma ciência pesada, devido a sua nomenclatura excessivamente extensa e pouco significativa. São necessárias, portanto, algumas simplificações. Esse espaço servirá para a publicação das minhas sugestões. Espero, com isso, contribuir para futuros estudos na área.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

10. Denominação das formas

 

O normal é que uma determinada forma ocorra só uma vez em cada classe, como se dá no sistema cúbico e nas formas gerais de todas as classes menos dos Sistemas Monoclínico e Triclínico.
Quando uma forma qualquer retorna em outra posição, é preciso diferenciá-la da primeira, pois não se trata mais da mesma forma cristalina, mas de outra.
Nos sistemas dimétricos isso acontece com os prismas, pirâmides e bipirâmides.  Há quem queira diferenciá-los por ordens ou espécies; mas como, não existe entre eles nem espécie e nem ordem, a não ser que ordem tenha conotação de posição, preferimos diferenciá-los, diretamente, pela posição que ocupam em relação aos eixos cristalográficos. Como os elementos de simetria têm posição fixa dentro da cruz axial. A posição do polo de uma face estando determinada em função da cruz axial estará determinada, também, em função dos elementos de simetria. Depois de orientar corretamente a cruz axial, verificamos se há uma face em frente ao observador, esta será a primeira posição. Caso a primeira face esteja igualmente inclinada sobre o primeiro e o segundo eixos, será a segunda posição. E, finalmente, uma posição intermediária será a terceira posição. Nas classes mais ricas, nesta posição, surgirão os prismas, as pirâmides ou as bipirâmides ditrigonais, ditetragonais ou diexagonais (únicos, não cabendo indicar a posição).  Os pédions e pinacoides, nessas classes, aparecem para fechar as bases dos prismas e pirâmides. Por isso são sempre horizontais. 
Nos Sistemas Trimétricos, ocupam uma posição de destaque, os pinacóides: frontal, lateral e base que podem também ser chamados de primeiro, segundo e terceiro pinacoide, respectivamente. Sempre, que por falta de elementos de simetria, o pinacoide não se completa, o pédion, que ocupa a mesma posição, levará à mesma denominação. As posições frontal, lateral e base são sempre paralelas a dois eixos cristalográficos (formas fixas).

As próximas três posições serão paralelas a um só eixo (parcialmente variáveis):  

·                   Paralelo ao primeiro eixo será de primeira posição.

·                   Paralelo ao segundo, de segunda posição.

·                   Paralelo ao terceiro, será de terceira posição.

·                    E, finalmente, cortando os três eixos originará a forma geral (forma variável). Quando a forma geral repete uma das formas anteriores, deve ser diferenciada pela denominação de quarta posição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário