Aos estudiosos da cristalografia

Depois da alguns anos de ensino e pesquisa na disciplina de Mineralogia, cheguei à conclusão que a Cristalografia se tornou uma ciência pesada, devido a sua nomenclatura excessivamente extensa e pouco significativa. São necessárias, portanto, algumas simplificações. Esse espaço servirá para a publicação das minhas sugestões. Espero, com isso, contribuir para futuros estudos na área.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

16. Ação dos elementos de simetria únicos

         Uma classe com um único elemento de simetria só pode existir:
  • No sistema monoclínico em que todos os elementos são laterais.
  • Ou deve ser uma classe pedial e o único elemento é um eixo principal.
            O elemento sendo:
* Um centro de simetria, todas as formas serão pinacoides.                                             
* Um plano, as faces perpendiculares formam pédions. As faces paralelas formam pinacoides    e as faces oblíquas formam domas.
* Um eixo binário, as faces perpendiculares formam pédions. As faces paralelas formam pinacoides. E as faces oblíquas formam esfenoides.
* Os eixos ternário, quaternário e senário, com faces perpendiculares formam pédions, com faces paralelas formam prismas e com faces oblíquas formam pirâmides. Tanto os prismas quanto as pirâmides conservam a ordem do eixo.
      O eixo binário é o único que aparece como eixo principal na classe pedial do sistema rômbico formando um esfenoide e como eixo lateral, na classe esfenoidal do sistema monoclínico provando que as duas classes esfenoidais, segundo Groth, são diferentes.

Um comentário: