Aos estudiosos da cristalografia

Depois da alguns anos de ensino e pesquisa na disciplina de Mineralogia, cheguei à conclusão que a Cristalografia se tornou uma ciência pesada, devido a sua nomenclatura excessivamente extensa e pouco significativa. São necessárias, portanto, algumas simplificações. Esse espaço servirá para a publicação das minhas sugestões. Espero, com isso, contribuir para futuros estudos na área.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

8. Forma Geral e Particular, Forma Fixa e Variável

Quando chamamos uma forma de forma geral, estamos nos referindo à posição que as faces da mesma ocupam, em relação aos eixos cristalográficos bem como em relação aos elementos de simetria. O polo da forma geral está situado, livre, no interior da região de simetria, isto é, fora de todos os elementos de simetria existentes: posição geral.
As formas, cujas faces estão situadas sobre os elementos de simetria, ocupam uma posição, total ou parcialmente limitada, serão chamadas formas particulares. Os polos destas faces ocupam uma posição particular e podem ser:
·                    Parcialmente variáveis quando situadas sobre um elemento de simetria, podendo se deslocar ao longo do mesmo, deslocamento restrito.
·                    Fixas quando situadas no cruzamento de elementos de simetria, preso aos dois, sem possibilidade de deslocamento.                    
            Em todas as classes, sempre existirão três formas totalmente fixas. São as situadas nos encontros dos lados da região de simetria. Três formas parcialmente fixas e parcialmente variáveis, situadas sobre os lados da região de simetria, podendo deslocar-se, livremente, ao longo de toda a linha (entre as formas fixas). E uma forma solta no interior do triângulo. Como exemplos, daremos, aqui, as formas da primeira classe do sistema cúbico:
  • Formas fixas
a) Cubo: as faces todas serão perpendiculares a um eixo e, paralelos aos dois outros {100}. Na região de simetria, o polo ocupa a posição perpendicular aos planos principais e secundários em torno do eixo quaternário. (polo 1)
b) Rombododecaedro: as faces todas serão paralelas a um eixo e igualmente, inclinadas sobre os dois outros {110}. O polo, na região de simetria, fica na perpendicular de um plano principal e de um plano secundário, em torno do eixo binário. (polo 2)
c) Octaedro: todas as faces serão igualmente inclinadas sobre os três eixos {111}. O polo, na região de simetria, fica no encontro dos três planos diagonais em torno do eixo ternário. (polo 3)
  • Formas parcialmente variáveis (semivariáveis)
a) Tetraexaedro ou cubo piramidado: as faces estão diferentemente inclinadas sobre dois eixos e paralelas ao terceiro {hk0} O cubo piramidado pode variar entre o cubo {100} e o rombododecaedro {110}. O polo fica preso apenas à perpendicularidade com o plano principal. (polo 4 entre um e dois)
b) Trioctaedro {hhl}: as faces estão igualmente inclinadas sobre dois eixos e mais inclinadas sobre o terceiro, podendo variar o mais inclinado de pouco mais a muito mais. Pode mudar entre o rombododecaedro {110} e o octaedro {111}. O polo, na região de simetria, fica preso à perpendicularidade com o plano diagonal, entre os eixos ternário e binário (polo 5 entre dois e três).
c) Trapezoedro {hll}: as faces estão pouco inclinadas sobre um eixo e mantendo inclinação maior, porém igual sobre os dois outros. O polo ocupa a posição entre o octaedro {111} e o cubo {100}. Na região de simetria, o polo permanece perpendicular ao plano diagonal, entre os eixos quaternário e ternário (polo 6 entre três e um).
  • Forma variável
É a forma, cujas faces estão diferentemente inclinadas sobre os três eixos {hkl}. É uma forma, cujas faces ocupam posição livre entre as seis formas, acima indicadas. Pode variar livremente a posição da face tendo como limite, as posições das faces anteriores. É a forma geral, o Hexaoctaedro. O polo fica solto no interior da região de simetria (polo 7).
            A forma geral é variável e as formas particulares são total ou parcialmente fixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário