Aos estudiosos da cristalografia

Depois da alguns anos de ensino e pesquisa na disciplina de Mineralogia, cheguei à conclusão que a Cristalografia se tornou uma ciência pesada, devido a sua nomenclatura excessivamente extensa e pouco significativa. São necessárias, portanto, algumas simplificações. Esse espaço servirá para a publicação das minhas sugestões. Espero, com isso, contribuir para futuros estudos na área.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

14. As sete formas de cada classe

         Uma vez estabelecida a simetria de uma classe, será fácil delimitar a primeira região de simetria com os sete polos determinantes:
·                         Três polos fixos (vértice do triângulo).
·                         Três polos semivariáveis (lados do triângulo).
·                    Um polo totalmente livre, no interior da região de simetria. São os polos determinantes das sete formas possíveis de cada classe.
·                    No sistema cúbico, cada polo determinante levará a uma forma simples, fechada, e distinta das demais.
·                    Nos sistemas dimétricos, haverá grandes repetições de prismas e pirâmides (formas abertas) e de bipirâmides (formas fechadas) que necessitam uma diferenciação que pode ser feita pela posição que ocupam.
·                    Nos sistemas trimétricos as formas fechadas se tornam raras (somente a bipirâmide e o biesfenoide do sistema rômbico). A maioria das formas se encaixa nos nomes das formas geradoras. Para diferenciar os nomes repetidos usamos o critério da posição que será referida ao paralelismo com os eixos:
1.                  Paralelo a dois eixos (forma fixa) receberá o número de ordem do eixo que corta. Exemplo: primeiro pinacoide cortando o primeiro eixo, o segundo pinacoide cortando o segundo eixo e terceiro pinacoide cortando o terceiro eixo. Na mesma ordem, podendo, ainda ser diferenciados pela posição frontal, lateral ou base.
2.                  Paralelo a um só eixo (parcialmente variável) será identificado pelo eixo ao qual é paralelo. Um prisma vertical será um prisma de terceira posição já que é paralelo ao terceiro eixo.
           Cortando os três eixos (forma variável) caso repita uma forma anterior, será de quarta posição.                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário